"De perto, ninguém é normal. / From up close nobody is normal." (Caetano Veloso)

Tuesday, September 4, 2007

Música eletrônica: não é tudo igual? NÃO !!!

Dj Magal: ele, que foi um dos precursores da música eletrônica no Brasil,
mostra com exemplos sonoros qual a diferença dos estilos.

Música eletrônica: não é tudo igual? Não.

As variações são imensas. Quem não está preparado, pode se preparar para dançar tecno quando tocar lounge, algo como sambar no show de jazz. Com direito a teste de som, entenda a diferença dos estilos


No anúncio da festa, palavras nebulosas: tecno, trance, house, electronic body music... Se você é leigo nas múltiplas variações do bate estaca, aqui vai uma tentativa de ajudá-lo a entender o som das pistas. A origem da música eletrônica é incerta, mas sua mais elementar característica é a evolução. Os diferentes sons se misturam ao longo do tempo, do rhythm and blues de New Orleans aos sons tribais da Jamaica. A inquietação gera muitos rótulos, mas nem sempre eles conseguem definir o que está tocando – pode ser algo tão novo que ainda não ganhou nome. Hoje, aliás, qualquer um com computador pode dar uma de DJ. A diferença está em tocar no quarto para os amigos ou em Ibiza, a capital mundial da balada, na Espanha.

Mas se não podemos definir as origens, podemos ao menos saber em que estágio está? "É impossível. A música eletrônica vai para todos os lugares ao mesmo tempo", teoriza o DJ Magal, referência nacional que começou a tocar na década de 80 no Madame Satã. Ele diz que São Paulo ainda é a meca da música eletrônica no país. "Nossos clubes estão muito bem equipados. DJs do mundo inteiro querem tocar aqui."
Acid House
House acelerado com som mais estridente. O nome do estilo vem do consumo de drogas, como o ácido LSD e o ecstasy, não raro encontrados nas festas eletrônicas. O smile, conhecido desenho de um rosto amarelo sorrindo, é considerado o símbolo máximo do estilo musical
Exemplo:
Música: Acid Thunder
Artista: Fast Eddie
Breakbeat
Quebradas ritmadas que misturam elementos do hip hop, funk e electro. Vários DJs de ritmos mais rápidos, como o tecno, usam o breakbeat para acalmar a pista por alguns minutos. Dele nasceu o Jungle e o Bigbeat
Exemplo:
Música: Rapper´s delight
Artista: Sugarhill Gang
Bigbeat
Já ouviu bandas como Chemical Brothers, Prodigy ou Fatboy Slim? Elas têm muito do estilo, que é um breakbeat mais acelerado, com elementos do rock e do funk
Exemplo:
Música: Smack my bitch
Artista: Prodigy
Disco
Na década de 1970, era quase uma regra a balada ter som ao vivo. Quando alguns começaram a usar o vinil, nasceram as discotecas. O estilo, marcado pela influência do black music, tem arranjos melodiosos, presença de vocais e ritmos latinos, como a salsa.
Exemplo:
Música: I Feel Love
Artista: Donna Summer
Dub
Estilo musical hipnótico, repetitivo que nasceu na Jamaica durante a década de 1960. É repleto de eco e de reverberação, efeitos produzidos em estúdios.
Exemplo:
Música: Leaving Babylon Dub
Artista: King Tubby

Drum and bass
Ritmo acelerado com a presença de baixos fortes. É uma variação do jungle com alguns elementos do jazz. Soa como algo um pouco mais refinado – alguns costumam afirmar que na década de 1980 o jungle estava muito associado ao consumo de crack e, por isso, muitos passaram a chamar o estilo de drum (bateria, em inglês) and bass (baixo). Assim, evitavam ser taxados de drogados.
Exemplo:
Música: On the Double
Artista: Grooverider

Electro
Por volta de 1980, surgiu o estilo tão associado às trilhas dos jogos do videogame Atari. O nome máximo desse tipo de música é o Kraftwerk, grupo alemão fundamental para entender a música eletrônica. O tempo passou e, com o sucesso do disco jungle na década de 1990, o electro ficou meio esquecido. A partir de 2000, o estilo volta com tudo, graças a nomes como Miss Kittin, Peaches e Fischerspooner. O electro abusa no uso de sintetizadores.
Exemplo:
Música: The Robots
Artista: Kraftwerk

Electronic Body Music (E.B.M)
Esse é fácil: união de guitarras e batidas pesadas com vocais sombrios.
Exemplo:
Música: Murderous
Artista: Nitzer Ebb

Eurobeat
House despretensioso. DJs costumam falar que o estilo é oito ou oitenta. Para alguns, bem humorado. Para outros, extremamente brega. Faz enorme sucesso no Japão e nas aulas de ginásticas.
Exemplo:
Música: Gamble Rumble
Artista: Move

Garage House
Outro estilo que nasceu do house. A diferença é que o som lembra mais o rhythm & blues e o disco. O nome nasceu no clube Paradise Garage, em Nova York, até hoje a grande balada do estilo. O local é uma grande garagem que abre às 4h da manhã só para convidados. Lá dentro, há café da manhã e cinema. No lugar, surgiu o tipo de dança conhecida como Vogue, em que pessoas famosas dançam de maneira sensual se exibindo uma para as outras.
Exemplo:
Música: Follow Me
Artista: Aly-us

House
É a “versão 2.0” da disco music, geralmente em compasso quatro por quatro (perceba no exemplo de áudio como a seqüência de batidas volta a se repetir na quarta vez). A música se repete e parece não ter fim. O estilo é mais suave do que o tecno e tocado geralmente em encontros de amigos antes (chill-in) ou após (chill-out) da balada.
Exemplo:
Música: Can you feel it
Artista: Larry Heard

Jungle
Não tem segredo: é o breakbeat muito mais acelerado e com influência da cultura jamaicana. Para ficar ainda mais fácil, imagine o som remixado de uma tribo indígena.
Exemplo:
Música: Wardance
Artista: Angel Tears

Lounge
Música relaxante, não necessariamente para dançar. Geralmente é a trilha sonora de fundo de bares de hotéis e cassinos. Maldade: lembra música de elevador.
Exemplo:
Música: Madrugada Eterna
Artista: KLF

New Beat
E.B.M. mais lento, um pouco menos dançante.
Exemplo:
Música: I sit on Acid
Artista: Lords of acid

Tecno
Estilo famoso pelas batidas aceleradas, que se popularizou em Detroit, na década de 1980. A regra é clara: o som precisa variar entre 120 e 140 batidas por minuto. Os DJs do estilo usam muita percussão e o mínimo de melodia (sucessão dos sons combinados).
Exemplo:
Música: No Ufos
Artista: Model 500

Trance
É fácil definir o estilo pelo objetivo a que ele se propõe: fazer o ouvinte entrar em transe de tanto dançar. Quando a vítima estiver no auge da animação, a música ficará suave, quase parando, até ao ritmo frenético anterior voltar com tudo. Perceba no exemplo de áudio como a música segue a rota: máximo, mínimo e máximo.
Exemplo:
Música: The Vulcan
Artista: Commander Tom

Trip Hop
O estilo é o blues da música eletrônica. Mistura hip hop, jazz e vocais sussurrados. Tudo é esfumaçante, misterioso, mas ao mesmo tempo charmoso. Quando você assistir a vocalista Beth Gibbons cantando, da banda Portishead, vai entender melhor.
Exemplo:
Música: Teardrop
Artista: Massive Attack

Psytrance
Ficou ofegante de tanto dançar trance? Experimente então o psytrance, que é ainda mais dançante, ainda mais rápido, ainda mais empolgante. Mas a regra do “morde e assopra” continua valendo.
Exemplo:
Artista: GMS e Alien Project
Música: Active Gem

Mais Fontes
- Música Eletrônica, de Marcelo Ferla. Editora Abril. Coleção Para Saber Mais – Super Interessante
- Música e Tecnologia: o Som e Seus Novos Instrumentos, de Paulo Zuben. Editora Irmãos Vitale.

Excelente Site: DI-FM
Claro que existentes muitos outros estilos aqui não mencionados, porque na arte tudo se subdivide e cria outros (novos ou velhos) rumos, como:
Synthpop (exemplo: NamNamBulu - Surviving (Synth Amok Remix) )
VocalTrance (exemplo: Ciaran Begley - Solace Sounds 07 )

Chillout (Human Blue - Spectral)

EuroDance (dj doboy-the vocal edition volume 05)

SoulfulHouse (TuXxL - That Soulful Show August 31th 2007)
HardDance (Hyperdrive - DI.fm Hardstyle Mix (July 2007) )

Progressive (Altitude - Flood Warning (Freedom Tribe Deep Mix) )

Goa-PsyTrance (Loopus In Fabula - Telekinetic Hammo Player )
HardCore (DJ Scorch - 2007 Vol 1 )
ClassicElectronica (Dj Misjah Live @ Mayday IX The Great Coalition (1995))
Breaks (Dj acid-frosted breaks)

Gabber (Colin H - Pussy for a penny mix)

ENJOY !
E definitely love synthpop, electro, psy, bigbeat and progressive.
Impossible exclude oldies and disco :)
But I have a hard time to enjoy acid house tecno, trance and e.b.m.
Peace and Jam,
=* [:p]

No comments:

Search This Blog


My Slideshow

Welcome ! [by Marisa]


Mika

Mika

Sweety

Sweety
Tears In Heaven