"De perto, ninguém é normal. / From up close nobody is normal." (Caetano Veloso)

Monday, April 27, 2009

A Trabsformação: A relatividade da beleza



Sou obrigada e reproduzir aqui as ótimas observações de Paulo Moreira Leite.
"Muita coisa aconteceu na vida de Susan Boyle depois que seu vídeo foi visto por mais de 100 milhões de pessoas na Internet — sem falar na audiência imensa dos canais de TV de todo o mundo.
Num quesito essencial da vida humana, a aparência, já se pode falar num antes e depois do You Tube em sua vida.
Em vez de exibir os cabelos desgrenhados agora ela mostra um penteado feito com cuidados profissionais.
Também trocou um vestido velho por uma jaqueta de couro e até foi fotografada com um cachecol da Burberrys, uma das grifes mais caras do mundo.
Como sabem as clientes da Daslu e das pontas de estoque do Braz, algumas pequenas coisinhas costumam ter um poder mágico sobre a condição humana.
Mas há algo decisivo — a expressão dela. É o mais importante nas duas fotos acima.
As fotos de antes mostram uma pessoa que não sabia aonde queria chegar. Era o retrato da auto-piedade. Sua deselegância era expressão de um destino derrotado.
Como observa o estudioso Peter Bregman na boa reportagem de Paulo Nogueira publicada na revista Época que está nas bancas, Susan Boyle é “uma Cinderela moderna. Ela é como nós, em toda a nossa esquisita mediocridade e assombrosa grandeza.”
Depois do Youtube, Susan Boyle tornou-se dona da própria imagem. Em breve, dirão que ficou bonita. Vão aparecer estudiosos para falar sobre o discreto charme de mulheres que tem sombrancelhas grossas. Ela será estimulada a fazer uma dieta e fará um treinamento de caras e bocas para os fotógrafos — se é que esse interesse da mídia e do público irão sobreviver ao resultado do concurso de calouros da Inglaterra onde tudo começou.
Duas semanas depois de explodir na Internet, Susan Boyle já nos deu uma lição antiga e duradoura. Ela nos recorda que as aparências enganam e que as noções de feiúra e beleza podem ser muito relativas."

No comments:

Search This Blog


My Slideshow

Welcome ! [by Marisa]


Mika

Mika

Sweety

Sweety
Tears In Heaven