"De perto, ninguém é normal. / From up close nobody is normal." (Caetano Veloso)

Thursday, April 9, 2009

Nova Lei anti-fumo em São Paulo

Eu admito: Estou comemorando !
Não é uma questão de comemorar a perda alheia (dos fumantes), mas de comemorar a minha vitória: a paz.
A fumaça vem me incomodando cada vez mais, sem falar nas tantas roupas e bolsas bacanas que voltaram pra casa com furos - é, ninguém fala nisso. Parece fútil... mas será ? É um espaço que é invadido e um bem que é danificado.
Eu sou sim a favor daquilo que é democrático e sei que a lei quase aprisiona os fumantes, ao restringí-los aos espaços abertos. Mas digamos que eu veja a lei como uma resposta ao "abuso de poder", um espaço que eles tinham e do qual abusaram - não todos, há muitos fumantes que exalam uma fumaça quase domesticada e que agem com extrema educação.
E há, claro os exemplos internacionais: as principais cidades desenvolvidas no mundo já adotaram há anos essa conduta e todos saíram sãos e salvos. Há pesquisas ainda, que apontam aumento de frequência e faturamento de bares e restaurantes. Não posso aceitar essa pesquisa como fonte segura ou verdade universal, mas faz sentido, se pensarmos que as pesquisas apontam queda da polulação de fumantes e lembrarmos que muitos dos não-fumantes deixam de sair por conta do desconforto ou alergias que tem com o cigarro.

Apenas acho que a multa deveria ser mais voltada para o indivíduo do que para o estabelecimento.

...É esperar para ver as cenas dos próximos capítulos.

No comments:

Search This Blog


My Slideshow

Welcome ! [by Marisa]


Mika

Mika

Sweety

Sweety
Tears In Heaven