Segundo o doutor Frans de Waal, professor de comportamento de primatas da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, os seres humanos "são os únicos primatas" que ficam vermelhos, e a teoria da evolução de Charles Darwin não oferece uma resposta que explique o rubor facial das pessoas.
O catedrático americano afirma que ficamos vermelhos em resposta a situações embaraçosas ou quando nos surpreendem dizendo uma mentira, mas ainda não se sabe "o motivo de precisarmos de um sinal tão óbvio para comunicar estes sentimentos".
"Não somos a única espécie capaz de mudar de cor, já que a lula faz isso, da mesma forma que outros animais quando sofrem estresse ou devido a um processo hormonal, mas os seres humanos são os únicos que mudam de cor como uma forma de expressão, que, além disso, é involuntária", disse o pesquisador.
Segundo o especialista, o rubor poderia ser um sinal através do qual tentamos comunicar a outras pessoas que estamos conscientes do impacto de nossas próprias ações, que nos interessa cooperar com os outros e nos preocupamos com a honestidade.
Para De Waal, o rubor continua sendo um grande mistério, principalmente porque é uma expressão que não oferece nenhuma vantagem. Mesmo quando não queremos mostrá-lo, e inclusive quanto mais tentamos controlar, mais ficamos vermelhos.
Quando a pele fica vermelha
Quando ficamos vermelhos, os vasos sanguíneos da pele dilatam e permitem que mais sangue flua para a área que irrigam, o que faz com que o rosto fique avermelhado.
[Humm... Destesto meu blush natural. Mas considerando tudo que expressa, viva o meu rubor ! rs - Tem mesmo a ver comigo.]
No comments:
Post a Comment