"De perto, ninguém é normal. / From up close nobody is normal." (Caetano Veloso)

Friday, December 12, 2008

Pichar não é preciso




"Caroline foi uma das 40 pessoas que, no dia 26 de outubro, atacou com spray o prédio da Bienal, no parque Ibirapuera. Ela está encarcerada há 40 dias. Dependendo do julgamento, pode permanecer na Penitenciária Feminina de Santana, até a próxima Bienal, em 2010.

Choque/Folha Imagem

Na denúncia do Ministério Público do Estado de São Paulo, Caroline é acusada de se associar a "milicianos" com fins de "destruir as dependências do prédio". Ela faz parte da gangue Susto's (myspace.com/sustosfamilia). É a única garota do grupo, além de ser novata --foi convidada neste ano, mesmo com discordância de alguns líderes.
Enquadrada no artigo 62 da Lei de Crimes Ambientais (destruição de patrimônio cultural), pode pegar de um a três anos de prisão. Caroline estava nos ataques à piche na galeria Choque Cultural, em Pinheiros, e no Centro Universitário Belas Artes -- ela também responde processo por este último.
---Quando a coisa saiu dos limites, eu preciso falar. Deteriorar patrimônio, seja ele alheio ou público, deve ser crime, sim. Mas é preciso classificar e diferenciar os crimes e seus criminosos. Colocar esta menina na cadeia junto com outras que provavelmente já traficaram, mataram ou roubaram, é de imensa ignorância.
Esta menina precisa ser punida prestando serviço social e sendo re-educada (e ouvida um pouco tambem, por que não ?) E se no evento tinham tantos outros, onde estão eles ? Por que transformar esta menina no "alvo de justiça" de todos ? Fiquei chocada ao ler os comentários de tantos leitores no site UOL, comemorando a prisão e pedindo justiça, com tanto ar de sarcasmo.
Este não é o crime pelo qual os brasileiros carecem tanto de justiça. Não, meus senhores, ela não é a única pichadora deste país e também não pode ser igualada à assassinos e ladrões.
Justiça, significa observar o ato com decência. Esta menina estava no lugar errado, na hora errada, escolhendo fazer a ação errada (ação criminosa, sim) e os representantes da justiça brasileira estão decidindo deixá-la no lugar errado e julgá-la da forma errada, agindo de forma exagerada e perdendo a chance de dar exemplo de justiça e bom senso à todos.
Se agissem com inteligência, condenariam todos os envolvidos à pena de serviço à comunidade e os usariam como fonte de informação para desorganizarmos outras gangues de pichadores, aprendermos sobre eles e termos uma atuação melhor na educação de nossa sociedade. Em meio à tanto espaço vazio, faltou espaço à reflexão.
PS: Esta que lhe escreve esteve sim, na bienal.

No comments:

Search This Blog


My Slideshow

Welcome ! [by Marisa]


Mika

Mika

Sweety

Sweety
Tears In Heaven