"De perto, ninguém é normal. / From up close nobody is normal." (Caetano Veloso)

Friday, August 1, 2008

Carreira: Promoção

Descubra e corrija os 10 erros inconscientes que impedem seu crescimento profissional

Você chega no horário, faz seu trabalho direitinho e ainda sua nas horas extras para mostrar dedicação. Mesmo assim, parece que seu chefe não percebe seu empenho. Pior ainda: além de não lhe oferecer um novo desafio, nem lhe acena com um possível aumento de salário. Se esse é seu caso, talvez seja hora de começar a prestar atenção em algumas atitudes inconscientes que fazem parte do seu dia-a-dia no emprego. Para ajudá-la nessa difícil tarefa identifique os erros mais comuns das mulheres com a ajuda de Lois P. Frankel, autora de "Mulheres Ousadas Chegam Mais Longe" (Ed. Gente, R$ 33).
Identifique as mancadas e garanta já a sonhada promoção!

1. TRABALHAR EM EXCESSO
A crença de que as pessoas só progridem porque ficam muito tempo na empresa muito não passa de mito. Fazer uma pausa e investir cinco minutos em uma conversinha informal com o chefe, por exemplo, pode ser muito produtivo. Durante o papo, ele pode descobrir em você alguma qualidade e indicá-la para uma promoção.

2. IMPORTAR-SE DEMAIS COM A OPINIÃO DOS OUTROS
O chefe costuma interpretar essa atitude como dependência. O ideal é agir com bom senso, reconhecendo o valor das opiniões, mas sabendo se impor e defender suas idéias.

3. FALAR DEMAIS DA VIDA PESSOAL
Cuidado com o que contar e para quem fazer suas confidências! Quando uma questão pessoal interferir negativamente no trabalho, seja breve nas conversas. Diga algo como: "Estou atravessando uma crise familiar, mas o emprego é muito importante para mim".

4. FAZER DO ESCRITÓRIO A SUA CASA
Criar um ambiente acolhedor é ótimo, mas lembre-se: flores e ursinhos de pelúcia espalhados pela mesa reduzem sua credibilidade profissional. Porta-retratos são boas escolhas porque humanizam o ambiente e podem gerar conversas agradáveis.

5. DAR UM APERTO DE MÃO FROUXO
O gesto é o responsável pela primeira impressão que causamos em alguém. Por isso, um aperto de mão firme será melhor recebido.

6. DESCULPAR-SE POR TUDO
O hábito de pedir desculpas por erros banais desgasta a sua autoconfiança e, conseqüentemente, a credibilidade que os outros depositam em você. Quando cometer um erro e houver a necessidade de se desculpar, faça isso apenas uma vez e continue a conversa.

7. USAR MUITA MAQUIAGEM
A maquiagem é um recurso traiçoeiro. Por um lado, não se recomenda ir para a firma de "cara lavada"; por outro, todos notam quando o make está em excesso. Para acertar, invista em gloss incolor, rímel e blush, tudo de leve. Nada de sombras ou batom vermelho.

8. VESTIR MODELITOS INFORMAIS
Você já reparou nas roupas das mulheres da sua empresa que ocupam cargos importantes? Discretas e mais formais, são bons exemplos do guarda-roupa ideal para o dia-a-dia na empresa. Em dias de reunião, opte por looks elegantes, pois as pessoas vão reparar.

9. ARRUMAR-SE EM PÚBLICO
Pode parecer besteira, mas ajeitar-se sem a privacidade adequada não é muito bem visto por chefes ou colegas. Se precisar dar um jeito no visual, peça licença e vá ao banheiro.

10. CHORAR NA EMPRESA
Essa atitude pode passar a impressão de falta de controle e fraqueza. Para controlar o chororô, não substitua a raiva por lágrimas. Tente relaxar. Se não puder evitar, desculpe-se e saia da sala.

Por Bruna Menegueço: brunamenegueco@gmail.com

No comments:

Search This Blog


My Slideshow

Welcome ! [by Marisa]


Mika

Mika

Sweety

Sweety
Tears In Heaven