"De perto, ninguém é normal. / From up close nobody is normal." (Caetano Veloso)

Wednesday, May 16, 2007

Made In Japan


Japoneses vêem a face diferente dos americanos, segundo pesquisa

Estudo mostra que japoneses costumam reconhecer a expressão facial pelos olhos
[Fonte: Made in Japan]
A cultura é um fator determinante na interpretação facial de uma pessoa, mostrou um novo estudo feito por um japonês.
Masaki Yuki, pesquisador da Universidade de Hokkaido, descobriu que os japoneses tendem a observar os olhos de uma pessoa quando estão conversando, enquanto os americanos costumam olhar mais a boca, informou o site LiveScience.
Segundo o pesquisador, isso ocorre devido à característica da sociedade japonesa de não expor as emoções em público. No Ocidente, isso é visto como natural. E por ser mais difícil de controlar, os olhos oferecem dicas dos verdadeiros sentimentos de uma pessoa.
Yuki, que sempre ficou impressionado com o sorriso largo das celebridades americanas, realizou sua pesquisa com estudantes japoneses e americanos. Usando emoticons criados por computador, eles deveriam dizer o grau de felicidade ou tristeza que as imagens passavam. Como esperado, os japoneses davam mais ênfase nos olhos dos emoticon, enquanto os americanos se baseavam na boca.
Depois, usando diversas fotos manipuladas por computador, eles novamente tinham que dizer qual o grau de felicidade e tristeza que as pessoas exibiam. Nas fotografias que enfatizavam os olhos, os japoneses tiveram mais sucesso do que os americanos.
Yuki diz que teve a idéia da pesquisa quando começou a trocar mensagens com americanos via e-mail. Ele não conseguia entender os emoticons de felicidade =) ou de tristeza =( , que tem forte representação na boca. “Levou algum tempo para entender o que eram aqueles rostos”, disse ao LiveScience. No Japão, os emoticons que representam a felicidade (^_^) e a tristeza (;_;) possuem mais ênfase nos olhos.
How interesting !! *^_^*

No comments:

Search This Blog


My Slideshow

Welcome ! [by Marisa]


Mika

Mika

Sweety

Sweety
Tears In Heaven